Banco Central e mudanças climáticas - Instituto Brasileiro de Sustentabilidade - INBS

Banco Central exigirá compromisso climático dos bancos

Publicidade INBS: Conheça nossos cursos online.

Pub. INBS: Conheça nossos cursos online.

Notícias rápidas | O Banco Central do Brasil – BC já faz exigências de responsabilidade social, mas hoje trata o risco socioambiental como um só e não cobra responsabilidade sobre questões climáticas. Por isso abriu uma consulta pública para aprimorar as regras.

A expectativa é de que fiquem claras as diretrizes a serem seguidas para que uma instituição não financie a destruição do meio ambiente e muito menos crimes como trabalho escravo e infantil. Algumas entidades defendem que BC adote a prática de divulgação de relatórios com operações negadas pelas instituições por riscos sociais e ambientais.

O BC sempre se mostrou preocupado com o ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança). Mesmo antes de o termo se popularizar, suas resoluções já enfatizavam que os bancos tinham de estar atentos às partes envolvidas em suas operações. Como exemplo óbvio, eles não poderiam conceder crédito a uma empresa acusada de utilizar trabalho escravo.

Faz sentido que os bancos se atentem a fatores ambientais e climáticos, pois isso torna suas operações — e o sistema financeiro como um todo — mais seguras. Em uma economia de baixo carbono, fornecer crédito a uma usina de carvão, afinal, pode implicar em riscos maiores que fornecê-lo a uma usina solar. A dificuldade, porém, está na formulação do contrato e no acompanhamento de métricas, que, quando descumpridas, acarretam na antecipação do seu vencimento.

Conheça nossos cursos online com certificação válida em todo o Brasil, acesso vitalício e sem mensalidades. Invista em seu conhecimento, clique aqui e acesse.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
E-mail

Pesquisar

Consultoria

Impacto e transformação em empresas e organizações. Conheça nossas soluções.

Formação EAD

Capacitação focada no desenvolvimento de profissionais e organizações.

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos de interesse e oportunidades em seu e-mail.