Projetos inovadores no campo da sustentabilidade são cada vez mais necessários no mundo atual. Neste aspecto, a iniciativa privada pode ser uma grande aliada no campo da pesquisa e desenvolvimento.
Foi o caso da parceria entre a Climatempo Projetos Governamentais e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que consistiu em um estudo climático e hidrológico em 317 cidades no estado do Rio Grande do Sul. O documento, elaborado por uma equipe multidisciplinar, contou com hidrólogos, meteorologistas, analistas de dados e especialistas em mudanças climáticas.
O estudo foi concluído no início de 2022, tornando-se pioneiro deste tipo no país, e compreendeu aspectos importantes sobre as águas superficiais e profundas das bacias hidrográficas, fenômenos climáticos que atuam na área e a análise de 30 anos de dados meteorológicos para cada um dos postos de captação da Companhia.
Num momento em que se torna vital o conhecimento das influências do clima no regime de chuvas de uma região e, especialmente neste caso, das severas e longas estiagens pelas quais o estado gaúcho tem passado, este trabalho auxilia na prevenção de riscos no tocante à segurança hídrica e na destinação de recursos.
A realização e o sucesso deste estudo confirma a ampliação do atendimento da Climatempo a projetos especiais, ligados a órgãos governamentais e voltados à proteção de pessoas e ao desenvolvimento sustentável, dentre outros. A Climatempo é a maior empresa de Meteorologia da América Latina e faz parte do grupo internacional StormGeo/Alfa Laval, contando com mais de três décadas de expertise em Meteorologia.
Ficou interessado? Quer saber mais sobre segurança hídrica? Conheça mais a respeito dos produtos e serviços exclusivos para seu estado ou município clicando aqui.