Mudanças climáticas – Vivemos em um mundo globalizado, onde a tecnologia permitiu a circulação de informação jamais vista na história. Parte desse processo estão as redes sociais, essas plataformas possibilitaram uma disseminação de informações gigantesca, dando voz a muitas pessoas que eram excluídas ou desconhecidas.
Mas nos últimos anos, o que foi uma ferramenta de disseminação de informação, se tornou um mecanismo para os criadores de informações falsas, popularmente conhecida como fake news. Possibilitou que muitas pessoas voltassem acreditar que a Terra é plana, por exemplo, nesse contexto está a disseminação de informações falsas sobre as mudanças climáticas. Uma dessas fake news é que o aquecimento da Terra é natural, realmente o planeta passou por processo de aquecimento e resfriamento ao longo de sua história, mas como aponta o Painel climático da ONU, a elevação da temperatura atual não é explicada apenas por fatores naturais, os impactos a partir da Revolução Industrial justificam os números que temos agora.
Ao olhar de cima para a floresta Amazônica ou o gelo do Ártico e Antártico, podemos ter a impressão que nada mudou e que tudo está funcionando na sua dinâmica normal. Mas quando as pesquisas mostram os detalhes, vemos que a humanidade está impactando profundamente a natureza. Por exemplo, o Painel de Mudanças Climáticas da ONU aponta que algumas áreas do Ártico podem estar até 4 graus mais quente que no início do século XX.
Em pesquisas realizadas com comunidades tradicionais na Amazônia, uma das principais falas é que a dinâmica da natureza não é a mesma de antes, a chuva, a quantidade de peixes, a migração de espécies de aves, entre outras. A Terra é muito grande do nosso ponto de vista, a natureza aparenta ser imutável “olhando de fora”, mas quando analisamos cada pedaço desse todo que chamamos de Terra, vemos que a natureza está passando por grandes transformações que afeta toda a vida no planeta, inclusive a nossa.
Saudações geográficas