Notícias rápidas | Primeiro foi a proibição de plásticos descartáveis, aqueles que são utilizados uma única vez, como sacolas, canudos, embalagens de comida e talheres, como contamos aqui nesta outra reportagem. Agora o Canadá toma uma decisão ainda mais rígida contra este tipo de material, que tem um impacto gigante sobre o meio ambiente, principalmente os oceanos do planeta: o país acaba de declarar resíduos plásticos como “tóxicos“.
O Governo Canadense acrescentou oficialmente o plástico à sua lista de substâncias tóxicas, abrindo caminho para a implementação da proibição de canudos plásticos de uso único, sacolas de compras, anéis de seis embalagens, recipientes para viagem e talheres. A legislação também forçará os produtores de plástico a pagar para reciclar seus resíduos, transferindo a carga para onde pertence.
O American Chemistry Council (ACC) disse em um comunicado que uma lista do CEPA é enganosa e contraproducente. “Banir produtos de plástico eficientes provavelmente levará a substituições forçadas por alternativas que aumentem as emissões de gases de efeito estufa e evitem a transição para um futuro de baixo carbono”.
Quase 130 países do mundo já têm leis com restrições e a cada ano, esse número só aumenta. Infelizmente, o Brasil não está entre eles. Os dados são de um estudo internacional, elaborado pela ONU Meio Ambiente, em parceria com o World Resources Institute (WRI).