Contratações Sustentáveis - INBS

Sustentabilidade Compras e Contratações Sustentáveis

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Contratações Sustentáveis – Em um ambiente de trabalho, seja um canteiro de obras, ou um edifício de escritórios, os produtos comprados para esses locais podem ser considerados sustentáveis em vários fatores. Eles podem ser considerados por gerarem menos perdas, ou por serem mais duráveis. Podem também ser por serem considerarem um material reciclável, ou por não possuírem materiais nocivos ao meio ambiente e às pessoas. Um outro fator que torna o produto sustentável é aquele encontrado em abundância no local da obra e seu uso é feito com inteligência, ou o transporte, distância até ao local da obra também é importante.

Um produto sustentável é aquele que terá melhor desempenho ambiental ao longo do seu ciclo de vida útil e que poderá ser reciclado após o seu uso.

Ao se adquirir um produto, normalmente suas informações não estão em fáceis acessos para o consumidor. E por sua vez, o consumidor não possui experiência suficiente para fazer uma comparação entre produtos. Fabricantes costumam colocar o produto como o melhor do mercado para o meio ambiente, mas como fazer essa comparação e se certificar qual produto é o mais adequado?

Um produto deve apresentar as melhorares qualidades para impactar o menos possível o meio ambiente, sem trazer prejuízos econômicos e trazer com eles, trabalhos sociais relevantes.

A tese para se adquirir um produto mais sustentável, não necessariamente é o mais barato, mas deve se levar em conta as emissões de gases emitidos ao meio ambiente em sua produção e transporte, e observar seu ciclo de vida, seu consumo de energia.

Ciclo de vida de um produto:

O termo ACV em inglês, “Life cycle Assessment” foi utilizado pela primeira vez nos USA em 1990 e significa Avaliação do Ciclo de Vida.

Um dos primeiros estudos feitos sobre quantificar a necessidade de recursos, emissões e resíduos gerados em uma fabricação de um produto, foi organizado pela Coca-Cola em 1969. O Resultado desse estudo nunca foi publicado por ser confidencial para a empresa, mas funcionou para esta ser uma entrada para suas decisões sobre embalagens, na década de 70.

Quanto mais a mídia discutir, colocar em pauta a sustentabilidade, mais a população terá condições de, através do conhecimento, exigir aspectos sustentáveis dos produtos, das empresas, das contratações, diminuindo assim, os “greenwashing” e “governance washing”.

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