O conceito “Desenvolvimento Sustentável” está inserido em uma série de fundamentos indispensáveis quando estamos falando em Meio Ambiente na Atualidade.
Inicialmente, é importante compreender a totalidade e a complexidade dessa expressão – Desenvolvimento Sustentável, E para isso precisamos ter o entendimento sobre os conceitos individuais:
– Desenvolvimento: Significa um estágio econômico, social ou político de determinada comunidade, o qual é caracterizado por altos índices de rendimento dos fatores dos produtos, ou seja, dos recursos naturais, do capital e do trabalho (FERREIRA, 1986).
– Crescimento: relaciona-se à expansão da escala das dimensões físicas do sistema econômico (GOODLAND apud BELLA, 1996)
– Sustentável: Possui dois significados: o primeiro, estático, que é impedir que caia, suportar, apoiar, conservar, manter e proteger, o segundo significado é dinâmico e positivo: “favorecer, auxiliar, estimular, incitar e instigar” (BELLA, 1996).
Além dos conceitos acima, existem percepções associadas ao que realmente se possa considerar um desenvolvimento sustentável, uma delas, estabelece que: no desenvolvimento sustentável, as relações entre ambiente e desenvolvimento estão integradas e que deve existir um cuidado entre as políticas de desenvolvimento e as atividades setoriais , as quais devem levar em consideração os limites existentes para renovação dos recursos naturais. Isso faria com que os padrões ambientais fossem estabelecidos em bases ecológicas a partir da noção da capacidade de suporte dos ecossistemas, conforme definido por Ivan Carlos Maglio.
É possível observar que o desenvolvimento sustentável passou a representar o progresso econômico associado a utilização adequada dos recursos naturais, promovendo a melhoria na qualidade de vida da população.
Na busca por esse progresso sustentado, surge a necessidade de se avaliar o sistema econômico atual de modo a verificar se realmente evolui em direção à sustentabilidade em todos os seus âmbitos.
Lembrando que, o sistema econômico é considerado um organismo vivo e complexo, e não atua independentemente do sistema natural que o suporta (MUELLER, 2007).
Ao contrário, o sistema econômico interage com o meio ambiente extraindo recursos naturais (componentes estruturais dos ecossistemas) e devolvendo resíduos. Diante do contexto atual em que vivemos, o desenvolvimento sustentável torna-se a principal alternativa de desenvolvimento socioeconômico da sociedade atual.