Mais um ano letivo se encerrou nas escolas brasileiras, mas os desafios para a educação no Brasil são diversos. Desde a valorização do professor ao currículo, destacamos um ponto que deve ser desenvolvido no ambiente escolar, a educação ambiental.
A questão ambiental foi incorporada ao currículo escolar nos últimos anos pelas disciplinas de geografia, ciências (ensino fundamental) e biologia. Posso falar com propriedade sobre a temática na geografia, na qual leciono nas escolas, o debate teórico sobre a preservação do meio ambiente avançou em cada ano escolar. Pois quando estava estudando na educação básica, discutir sobre preservação da natureza era muito superficial, a mesma era tratada como fonte de recursos para o desenvolvimento da civilização.
A realização da Conferência ECO-92 no Rio de Janeiro pode ser considerada um estopim para necessidade de promover a consciência ambiental desde a escola, possibilitando que os filhos não repetissem os mesmos erros dos pais. As atualizações pedagógicas e legislativas que ocorreram ao longo dos anos de 1990 introduziram a educação ambiental como parte do processo de ensino e aprendizagem das crianças brasileiras.
Portanto, a discussão teórica sobre a questão ambiental está consolidada no âmbito escolar. O debate sobre o conceito de meio ambiente, pegada hídrico, recursos e elementos naturais, degradação ambiental, entre outros, são realizados em salas de aula pelo Brasil. Com isso, é necessário darmos um passo a frente, todos sabemos da necessidade de protegermos a natureza, mas poucos sabem o que de fato é preciso ser feito.
Neste ponto, entramos na discussão de conciliar a teoria com a prática em toda sociedade, não apenas nas escolas. A unidade escolar não pode ser uma “ilha” em que quase todo seu funcionamento seja sustentável, mas o que a cerca é degradado. Ensinar sobre os conceitos, as conferências e os dados científicos sem que os alunos vejam que a sua realidade está sendo transformada, que a natureza de fato está sendo valorizada, é manter a situação de destruição em que vivemos hoje.