Lavoura Pecuária Floresta - INBS

Integração lavoura pecuária floresta (iLPF) e mitigação das mudanças climáticas

Publicidade INBS: Conheça nossos cursos online.

Pub. INBS: Conheça nossos cursos online.

Integração Lavoura Pecuária Floresta – As mudanças climáticas são um dos temas de grande relevância atualmente, pois, se não mitigadas, podem comprometer os diversos elos da sociedade, através do aumento da temperatura média global.

Existem diversas práticas que podem ser adotadas para a redução e mitigação das emissões de gases do efeito estufa. Na agricultura, uma das técnicas conhecidas por proporcionar o sequestro de carbono da atmosfera é a integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF)

A integração lavoura-pecuária-floresta é uma estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais desenvolvidas em uma mesma área e com um cultivo em consórcio, sucessão ou rotação. Sendo assim, trata-se de um sistema que possibilita o crescimento sustentável do setor agropecuário. O sistema faz parte do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC).

Segundo pesquisas envolvendo gases do efeito estufa nos diferentes sistemas de produção, foi verificado que produtos obtidos de sistemas integrados, como a integração lavoura-pecuária-floresta, por exemplo, possuem um percentual de emissão bem inferior ao comparado com produtos advindos de sistemas de produção não integrados. Quando há o envolvimento do componente florestal no sistema, para a produção de madeira, por exemplo, observa-se um balanço positivo para o sequestro de carbono pelas árvores. Logo, os sistemas integrados, além de auxiliarem no convívio com os problemas climáticos, contribuem para a redução do impacto no meio ambiente.

As vantagens da integração lavoura-pecuária-floresta são diversas e estão relacionadas à recuperação de solos degradados, melhoria de suas características físicas, químicas e biológicas, e aumento da matéria orgânica presente no solo. Isso colabora com a boa produtividade das culturas agrícolas, visto que elas tornam-se mais resilientes aos veranicos e períodos de déficit hídrico. Além desse fator, segundo estudos, quando há a utilização deste tipo de sistema, verifica-se o aumento do conforto térmico animal, menor ocorrência de pragas e doenças e maior inserção de biodiversidade no sistema. Tudo isso reflete em ganho de produtividade e redução de custos e, por consequência, maior rentabilidade para o produtor.

Dessa forma, a integração lavoura-pecuária-floresta maximiza os efeitos positivos no ambiente e alia aumento de produtividade com a conservação de recursos naturais. Portanto, além de trazer diversos benefícios para o produtor, colabora para a mitigação das mudanças climáticas e torna o sistema produtivo mais resiliente e sustentável.

Conheça nossos cursos online com certificação válida em todo o Brasil, acesso vitalício e sem mensalidades. Invista em seu conhecimento, clique aqui e acesse.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
E-mail

Pesquisar

Consultoria

Impacto e transformação em empresas e organizações. Conheça nossas soluções.

Formação EAD

Capacitação focada no desenvolvimento de profissionais e organizações.

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos de interesse e oportunidades em seu e-mail.