Apesar de representar um aspecto muito importante na questão da mobilidade, esta transcende o transporte público urbano e é ao mesmo tempo causa e consequência de desenvolvimento econômico e social, da expansão urbana e da distribuição espacial de atividades além de ter relação direta com o nível de atividade econômica e com a distribuição dos postos de trabalho.
Um dos aspectos importantes da mobilidade é a evolução do padrão de deslocamentos, que no Brasil, se alterou radicalmente fazendo com que o sistema de transporte seja frequentemente impactado pela evolução social. A noção de pertencimento não está mais, necessariamente, ligada ao espaço físico ou território ocupado.
O pertencimento a uma rede tornou-se mais relevante, e é cada vez mais difícil estabelecer a fronteira entre a mobilidade cotidiana e a mobilidade eventual e os indivíduos têm em geral uma gama de destinos e rumos muito maior e mais variada
Ao novo padrão de mobilidade, pode se atribuir ainda o impacto das externalidades negativas decorrentes do transporte individualista: aumento do índice de acidentes trânsito, a emissão de poluentes e os congestionamentos que impactam no conforto, tempo de viagem e de espera .
Além destes aspectos, há outro de natureza urbanística e social quando o fluxo de veículos interfere negativamente na interação entre as pessoas, na forma de efeito barreira. Esse efeito faz com que as relações sociais sejam prejudicadas e que a distância entre residência, trabalho e lazer, bem como o tempo despendido ao percorrê-la sejam considerados como indicadores sociais
Entender, registrar e mensurar os novos padrões de deslocamento são desafios cruciais para viabilizarmos mobilidade sustentável, expurgando desperdícios e adequando a oferta de serviços à demanda.
As empresas de tecnologia e as start up’s ligadas à inovações para a mobilidade têm muito a contribuir neste sentido.
Quanto às externalidades negativas, a maioria delas é de fácil percepção … Já o efeito barreira é menos evidente e costuma ser percebido quando se torna um problema social. Vocês conhecem exemplos de cidades ou regiões nas quais o efeito barreira ficou evidente?
Sustentamo-nos
H.F.Maciel
Autores de referência:
- Guimarães & Cruz, 2013; Schakenbos, La Paix, Nijenstein, & Geurs, 2016
- WRI Brasil, 2017
- Mont’alvao, 2011; Banister, 2011