“A concepção de sustentabilidade está associada à qualidade do que é sustentável, que por sua vez está associado com a possibilidade de uma determinada atividade humana prosseguir por um tempo indeterminado, portanto [sic] sustentabilidade e sustentável estão vinculadas à possibilidade de continuidade das atividades humanas ao longo de um tempo que transcende gerações e gerações”.
Essa visão de José Henrique Porto Silveira (2017, p. 5) define bem o que cada um pode fazer em termos de atuação individual, coletiva e até organizacional acerca do ser sustentável e é, neste espírito, que recomendo os vídeos, disponibilizados no YouTube, sob a denominação de #Dia da Troca.
Nestes, o jovem e inquieto empreendedor de sucesso, Maucir Nascimento, fornece dicas de como substituir materiais que ficam, por anos, na natureza (inclusive informam o tempo de cada) por outros biodegradáveis de fácil acesso aos consumidores. Assim, desafiam esses à mudança de comportamento.
A série promete, pois, com ideias práticas e uma linguagem bem simples, convoca os seres humanos, que dividem esse planeta, a serem sustentáveis em suas ações e não apenas no discurso.
Cabe destacar ainda que há toda uma equipe para que os vídeos sejam postados, inclusive um professor de química que atesta a duração de cada produto na natureza. Dessa forma, nota-se a profissionalização e responsabilidade com a informação desse tipo de postagem.
O primeiro episódio (acesse o link) aborda o dia de trocar as tradicionais buchas de lavar pratos. Veja como a ideia é simples, mas que pode contribuir muito com a nossa Terrinha. Vale a pena conferir.