Trabalhar com ESG – Nos últimos anos a sigla ESG tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano de profissionais e empresas do mercado, demonstrando uma verdadeira revisão e adequação das organizações quanto às suas formas de atuação em meio à sociedade.
ESG diz respeito às ações organizacionais que levem em conta boas práticas nas áreas ambiental, social e de governança (do inglês environmental, social, and governance), garantindo uma atuação que seja tanto lucrativa quanto benéfica à sociedade.
Com pessoas cada vez mais conscientes socialmente, mercados mais exigentes em relação à transparência e à idoneidade corporativa e com o início da busca pela transição para economias de baixo impacto ambiental, profissionais que atuam com ESG tem em seu horizonte uma crescente gama de oportunidades, tando atuais quanto futuras.
Este constante aumento na demanda por pessoas com sólidos conhecimentos em ESG se dá pela busca por implementação de programas ESG dentro das organizações. Fato é que a realidade corporativa mundial está mudando e as empresas (de todos os portes) que não se adequarem a estas mudanças (correções de curso) não sobreviverão no mercado.
A implementação de programas ESG dentro de empresas requer trabalho constante e aprimorado, não se resumindo a apenas algumas ações pontuais. Atualmente, a esmagadora maioria das organizações não possuí sólidas práticas ESG.
Estas organizações recorrerão ao mercado visando a contratação de pessoas com habilidades e capacitação na área, gerando oportunidades de trabalho, crescimento e desenvolvimento de carreira. Diante deste fato, surge sempre a questão: Quem pode trabalhar com ESG? Quais formações acadêmicas ou ramos profissionais se alinham com esta área tão promissora?
Afinal, quem pode trabalhar com ESG?
A resposta é simples. Não há uma área ou formação específica, tendo em vista as características multidisciplinares que envolvem as práticas e programas ESG, diversas serão os conhecimentos necessários nas três searas: Ambiental, social e de governança corporativa.
No que se refere ao meio ambiente, levando-se em consideração a busca por boas práticas ambientais, baixo impacto e desenvolvimento sustentável, inúmeras são as áreas de formação que se alinham, como engenharias (ambiental, florestal, agronômica, química, civil, etc), biologia, gestão ambiental, ecologia, ciências ambientais, oceanografia, direito ambiental, dentre várias outras.
Por sua vez, quanto ao âmbito social, tendo como foco a geração de impacto positivo no entorno social em que a organização esteja inserida, também são várias as áreas, como administração, economia, gestão empresarial, sociologia, filosofia, serviço social, psicologia, antropologia, direito, recursos humanos, segurança do trabalho, etc.
Finalmente, a vertente da governança (corporativa) busca proporcionar as melhores práticas de transparência e integridade à organização. Algumas formações, a título exemplificativo, são administração, economia, gestão empresarial, ciências contábeis, direito, dentre outras.
Definitivamente, são inúmeros profissionais, de inúmeras formações que podem aprimorar seus conhecimentos sobre ESG e passar a atuar neste interessante ramo do mercado, um ramo altamente imersivo na realidade e atividades de empresas e organizações de todos os setores econômicos e de mercado no Brasil.
Independentemente da formação, quem queira atuar na área e aproveitar as oportunidades que estão surgindo, deve estudar e aprimorar seus conhecimentos. Trata-se de um ramo desafiador e em constante desenvolvimento, acompanhando a evolução e a transformação que o mercado e as economias estão sofrendo.
Onde estudar – Indicação de curso online
O Instituto Brasileiro de Sustentabilidade possuí um excelente curso online para quem deseja iniciar e aprofundar-se na área ESG: “ESG na Prática: Lucrando com Propósito”.
Trata-se de um programa de ensino 100% em vídeo, com vasto material de apoio, conduzido pelo Professor Luiz Otávio Goi Júnior, profissional altamente especializado, atuante no universo corporativo, autor de diversas obras sobre ESG e referência nacional sobre o tema.
O curso apresenta uma abordagem completa sobre questões ESG, desde aspectos introdutórios e situacionais, quanto (avançando-se ao longo das aulas) práticas mais aprofundadas e técnicas, promovendo uma sólida e efetiva capacitação sobre a área.
Elaborado por quem atua há vários anos com a temática (sim, ESG existe há anos, embora tenha se tornado mais evidente ultimamente), o curso foi estrategicamente desenvolvido para transmitir conhecimento certo sobre pontos essenciais da área, de forma objetiva e prática.
Se você tem interesse em trabalhar com ESG ou já atua no ramo e está buscando aprimorar seus conhecimentos, o curso “ESG na Prática: Lucrando com Propósito” será essencial em sua formação.
O curso, com base nos inúmeros feedbacks que recebemos de estudantes concluintes, proporcionará tanto capacitação de qualidade quanto atualização profissional sólida em sua carreira.