Quando alguma nova e benéfica mudança é implementada nas empresas, muitos são os vetores que devem ser considerados para que tudo se concretize da forma esperada. Independente da área e do conteúdo desta mudança, deve-se levar em conta elementos como a capacitação e preparo dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto em si, dos prazos a serem observados, dos recursos a serem disponibilizados, etc. Você sabe a importância em se conhecer como pensam seus colaboradores sobre sustentabilidade?
Um fator de grande importância é o comprometimento dos colaboradores para com o projeto em si, uma vez que o nível de conscientização e comprometimento incidirá de forma crucial no sucesso da mudança como um todo.
Em termos de sustentabilidade não é diferente. Uma empresa que busque se tornar uma organização sustentável ou adotar algumas práticas sustentáveis, necessita, e muito, de um corpo de colaboradores conscientes acerca da importância da responsabilidade ambiental para cada um de si, para a empresa e para a sociedade de um modo geral.
Muitas empresas se esquecem de entender como a sustentabilidade é vista por seus colaboradores ou buscam apenas saber a importância desta no âmbito de suas atividades. Trata-se de um erro que poderá ocultar pontos importantes a serem considerados.
É necessário saber como cada funcionário vê a importância da preservação ambiental para si, a importância de ações sustentáveis para a empresa e como vê a relação preservação ambiental e sociedade.
Por meio do levantamento de tais informações é possível que o empresário encontre pontos que necessitem de atenção para que eventuais desinformações, falta de compromisso ou desmotivações sejam corrigidas e garantam o pleno sucesso de um projeto de sustentabilidade dentro da organização. A adoção de uma filosofia de sustentabilidade entro da empresa requer que os pensamentos estejam alinhados quanto ao propósito.
O respeito à diversidade de opinião deve sempre prevalecer. A empresa deve buscar conscientizar o colaborador divergente sobre a questão ambiental e sustentável no mundo, na economia e no mercado. Se este for relutante em absorver tais informações, deve então demonstrar o compromisso que o funcionário tem de seguir os objetivos da empresa, sendo a sustentabilidade um deles.
O empresário deverá realizar o levantamento das informações que julgar necessárias para conhecer o nível de conscientização de seus colaboradores já no início do projeto. Assim, poderá ter um panorama do “status quo” e projetar as mudanças, capacitações, etc, necessárias.