ESG - Instituto Brasileiro de Sustentabilidade - INBS

ESG não é modismo e sim saber tratar do seu patrimônio

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Tenho escutado diversos termos que tem o intuito de desqualificar a onda ESG que vivemos desde os últimos 2 anos. Frescura, mimimi, falácia e ativismo, são os mais comuns e entendo que a resistência ao tema não conseguirá perdurar por muito tempo, principalmente porque envolve muito dinheiro e o investidor não costuma se arriscar quando se mexe com seu bolso.

O ESG traz consigo uma percepção um pouco exagerada, onde muitos enxergam as agendas como a implementação de empresas perfeitas e sem espaço para lucrar diante de tantas atividades a serem realizadas e talvez esse seja o maior erro quando falamos dessas agendas, pois as empresas devem focar em seu core business e em paralelo focar no ESG naquilo que envolve os seus maiores patrimônios.

Ambiental, o maior patrimônio da humanidade: O E da sigla que envolve o pilar ambiental, representa a importância que deve ser dada ao maior patrimônio da humanidade, o meio ambiente. Sem ele, as empresas não conseguem obter recursos para entregar seus produtos e serviços, e seus clientes não conseguem gerar seus lucros para comprar. O pilar ambiental necessita de cuidados para que as empresas possam perpetuar sua competitividade de forma equilibrada e mantendo a possibilidade de recursos para todos os outros que virão nas gerações futuras.

Pessoas, o maior patrimônio da empresa: O S da sigla que relaciona o pilar social, está referenciado no maior patrimônio da empresa, que são as pessoas. As pessoas são o patrimônio intelectual e intangível, do qual o resultado obtido pode ser o mais variável e imprevisível. O cuidado com as pessoas é uma necessidade por parte das empresas pois sem as pessoas que a envolvem, não é possível obter resultados justos, equilibrados e ainda contar com o suporte das partes interessadas no negocio, que podem suportar o desenvolvimento da empresa ou derrubá-la quando suas práticas não são alinhadas ao seu interesse.

Reputação, o maior patrimônio da marca: Por mais que uma empresa seja responsável por uma marca, varias ou nenhuma, o seu nome sempre estará relacionado a sua reputação (mesmo que a marca seja você mesmo, como proprietário). O G da sigla ESG, que se relaciona a governança corporativa, está ligada diretamente a reputação da empresa, o maior patrimônio que uma marca pode ter. Estar alinhado as práticas de governança corporativa é uma forma da empresa conseguir equilibrar seus riscos e obter uma reputação segura no mercado, oferecendo produtos e serviços com qualidade, reduzir os riscos de ocorrências de escândalos e ainda atendendo as expectativas das partes interessadas em seu produto ou serviço.

Se você ainda acredita que o ESG é ativismo, é melhor passar a mudar seu ângulo de visão, pois investidores e empresas de todos os países, entenderam a mensagem e passaram a perceber que atuar com as agendas ESG é cuidar do patrimônio da empresa e perpetuar seus resultados diante da concorrência.

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